O Prefeito de Porto Mauá, Nego Weiss e o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Desporto, Cleofas Moser, participaram de um debate promovido pelo Portal Plural, com condução do ex-prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini e da jornalista Carol Haag.
A pauta foi o desenvolvimento do município de Porto Mauá. Moser reconheceu os efeitos negativos da pandemia no comércio de Porto Mauá devido principalmente ao fechamento da fronteira com a Argentina, mas explica que a Administração Municipal aproveitou este período para elaborar e por em prática projetos que visam o desenvolvimento do município nos próximos 20 anos. “Somos um município pequeno, mas com políticas sérias temos a pretensão de transformar Porto Mauá em uma referência no turismo regional”, destacou o Secretário Moser.
O Prefeito Nego Weiss enaltece esta “veia turística” de Porto Mauá, mas salienta que o município ainda é essencialmente agrícola e da necessidade de fomentar o setor primário com políticas públicas neste sentido. Citou a excelência na conservação das estradas vicinais do interior do município e os investimentos no setor da suinocultura que elevaram o município de uma produção de menos de 3 mil cabeças de suínos por ano, para aproximadamente 30 mil após os investimentos no setor, com a criação de ume lei de incentivo que permitiu o aporte de diversos recursos públicos na ordem de R$ 50 mil para cada produtor que aderiu ao programa. “Nós buscamos sempre com este projeto privilegiar a sucessão familiar, incentivar que os jovens permaneçam na propriedade”, comentou o Prefeito, que explicou que os resultados só não foram ainda melhores devido ao advento da pandemia, mas que existem mais de 20 famílias interessadas em aderir ao projeto.
O Prefeito também falou sobre os projetos de incremento a infraestrutura da cidade, como o alargamento na rua de acesso ao cidade que está em andamento e a construção da “costanera”, com parte já entregue a população. Ainda relacionado a economia do município, abordaram a vinda da Maxibem, empresa ligada a Alibem, que irá atuar no ramo de beneficiamento de mel e que está em fase de instalação em Porto Mauá, contando também com incentivos do município, entre eles a cessão de uma área de terra onde será instalada a planta industrial. A questão social também foi abordada pelo Prefeito, que citou um projeto ligado a área habitacional, com a substituição de casas de madeiras que necessitariam de reforma, por casas de alvenaria, onde o município aporta o material e as famílias beneficiadas se responsabilizam pela construção em forma de mutirão, com acompanhamento técnico da Prefeitura.
No encontro ainda foram abordados outros assuntos pertinentes, como a questão da regulamentação da ocupação de faixa costeira por casas de veraneio, da construção de um apart-hotel, investimentos no setor de alimentação com restaurantes , bares e investimentos no turismo. A construção de uma estrada costaneira ligando vários municípios da região, também foi um dos assuntos pautados durante o programa. A intenção é construir uma estrada pavimentada com asfalto ligando Porto Lucena até Dr. Mauricio Cardoso margeando o rio, sendo este um projeto de incremento ao turismo nos municípios banhados pelo Rio Uruguai.