Últimas Notícias

21.95°C Tuparendi

Projeto Dispersar inicia atividades de observação de aves em Porto Mauá.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
1

Na semana passada, entre os dias 13 a 16 de novembro, o Projeto Dispersar iniciou os campos no município de Porto Mauá, amostrando as áreas florestais da comunidade Três Bocas, Morro dos Moura e Morro do Capitão.

Entre estes dias, foram observadas mais de 100 espécies de aves pelos componentes do projeto (Gabriel Brutti, Débora Kunzler e Ademir Fick), nos diversos ambientes visitados. Entre elas, podemos citar algumas bem interessantes, como :  Juruva (Baryphthengus ruficapillus) Surucuá-dourado (Trogon chrysochloros), Tangará (Chiroxiphia caudata), Miudinho (Myiornis auricularis), Estalador (Corythopis delalandi), Tietinga (Cissopis leverianus), Arapaçu-de-bico-torto (Campylorhamphus falcularius), Pavó (Pyriderus scutatus) entre outras. “Identificamos mais de 200 espécies em Porto  Mauá, e dessas, 10 possuem algum grau de ameaça”, conclui Brutti.

Este levantamento faz parte do projeto “Aves da Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, realizado em parceria com a Associação dos municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) em conjunto da prefeitura.

O projeto visa demarcar as áreas prioritárias em cada município para a preservação e conservação da biodiversidade, fomentando também, o potencial turístico  de observação de aves.

Tais informações sobre as áreas e as espécies catalogadas serão acomodadas em materiais informativos que estão sendo elaboradas pelo projeto, como um livro de identificação das espécies da região, folders e posters que ficarão disponíveis para a comunidade local dentro dos próximos anos.

O projeto: O Projeto Dispersar é uma ação independente de cunho conservacionista que visa dispersar o conhecimento da avifauna através da educação ambiental, em prol da conservação e preservação da biodiversidade local. O projeto conta com parcerias de empresas privadas e do Instituto Federal Farroupilha, campus Santa Rosa-RS.

As atividades de levantamentos, oficinas e observação de aves, vem sendo realizadas desde 2015 pela região, ganhando força para dispersar as sementes do bem, a cada dia que passa.

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

Últimas Notícias

Veja Também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket